Desde o anúncio da Steam Machine, surgiram dúvidas sobre seu desempenho, principalmente devido às suas especificações modestas, como um processador de 6 núcleos e uma GPU de arquitetura da geração anterior. Contudo, a Valve não parece preocupada com as especulações e, em uma recente entrevista ao canal Adam Savage Tested no YouTube, um engenheiro da empresa trouxe uma declaração ousada: a Steam Machine é “pelo menos igual ou melhor” que 70% dos PCs domésticos.

Para respaldar essa afirmação, o engenheiro destacou que a Valve se baseou nos dados coletados pela pesquisa de hardware da Steam, utilizando essas informações como benchmark para avaliar o desempenho da máquina.
Por que um hardware modesto?
A escolha por componentes mais acessíveis também foi explicada. A Valve optou por um sistema capaz de rodar os jogos da Steam de forma eficiente, mas com foco em manter o preço acessível. De acordo com rumores, o desempenho da Steam Machine seria comparável ao de placas como a AMD Radeon RX 7600M ou a RX 7600, enquanto a RTX 3060 da Nvidia segue como a GPU mais popular entre os jogadores da plataforma Steam.