No início deste ano, a indústria recebeu a notícia desanimadora de que a Romero Games, estúdio do lendário criador de Doom e Quake, havia engavetado seu próximo grande projeto após perder o financiamento e sofrer demissões em massa.
Porém, parece que o jogo virou. Durante um painel especial no Salón del Videojuego de Madrid 2025, realizado nos dias 6 e 7 de dezembro, John Romero surpreendeu a plateia ao anunciar que o projeto foi “totalmente ressuscitado” e retorna com uma estrutura nova e empolgante.
“Então, sobrevivemos ao cancelamento de um jogo enorme”, celebrou Romero, arrancando aplausos do público espanhol.
Reciclagem de Luxo: O “Indie” de 50 Milhões
Romero explicou que, embora o jogo tenha sido redesenhado, a equipe não começou do zero. O estúdio está aproveitando o trabalho massivo que já havia sido feito anteriormente.
“Temos um jogo no valor de 50 milhões. Podemos tirar peças e colocar em um jogo indie novinho em folha”, detalhou o desenvolvedor. Ele esclareceu que o novo título não tem nada a ver com a versão anterior em termos de design, mas incorpora muitos dos elementos e ativos técnicos que já estavam prontos.
Equipe Menor, Mais Diversão
A reestruturação forçou uma mudança na dinâmica de trabalho. Com uma equipe reduzida, os líderes voltaram a colocar a mão na massa. Segundo Romero, isso trouxe um novo ânimo para o estúdio.
“É mais divertido para nós porque as pessoas que trabalhavam eram todas diretoras de departamentos diferentes… e agora podemos realmente fazer isso [codificar e desenhar]. E é por isso que times pequenos são ótimos!”.
A Inspiração em Elden Ring
A parte mais intrigante do anúncio foi a comparação feita pelo veterano. Romero confirmou que o jogo será um shooter, mas prometeu uma experiência única, citando a obra-prima da FromSoftware como referência de sentimento, não necessariamente de gênero.
“Nunca joguei um jogo assim antes. É um shooter, mas as coisas que você pode fazer nele [vão atrair] novas pessoas, assim como foi passar por Elden Ring – uma experiência realmente nova”.
Ele finalizou descrevendo o ambiente do jogo como um “lugar muito louco” e um mundo diferente, cuja exploração foi “muito legal” durante os testes.
Fonte: