Embora se apresentasse como uma opção viável para Grand Theft Auto na expectativa por GTA 6, este título acabou se revelando uma decepção. Seu desempenho foi tão abaixo do esperado que se transformou no lançamento com o menor engajamento de 2025. Para piorar, os criadores disponibilizaram um “pacote de introdução” que mais parece uma demonstração, numa tentativa de conceder aos jogadores uma segunda chance.

Considerado o pior videogame do ano no PS5 e no Xbox, ele agora oferece uma versão inicial gratuita — mas será que isso pode resgatá-lo?
Com 196.374 visualizações, muitos ainda se recordam do MindsEye. Desenvolvido sob a liderança de Leslie Benzies, produtor histórico de Grand Theft Auto desde o sucesso de GTA III, o jogo era anunciado como uma das alternativas mais sólidas à franquia da Rockstar. No entanto, chegou ao mercado em junho passado em condições desastrosas. As críticas foram tão severas que ele se tornou o pior avaliado de 2025 no Metacritic, com apenas 37/100. Naturalmente, as vendas não decolaram, mal alcançando 250 mil jogadores — número modesto para um projeto dessa ambição. Ainda assim, os desenvolvedores não se dão por vencidos, como demonstra essa nova iniciativa.
O fracasso do ano está dando a volta por cima
Em meio a tantos lançamentos no fim do ano, o movimento poderia passar despercebido. Mas a Build a Rocket Boy não capitulou e tenta reanimar sua criação, cinco meses após o lançamento. Para atrair um público maior, o MindsEye disponibilizou um “Pacote Inicial” que permite experimentar parte da experiência gratuitamente. Segundo os responsáveis, os jogadores poderão “mergulhar numa missão cheia de ação da campanha principal e acessar uma amostra de novos conteúdos disponibilizados regularmente via ARCADIA”.

Isso inclui tanto uma missão da história principal quanto atividades paralelas, como corridas de drones, um modo sobrevivência contra hordas e corridas mais tradicionais. E, caso o jogador se sinta atraído, os desenvolvedores já têm um plano: o jogo esteve em promoção após a Black Friday. Uma jogada esperta.
MindsEye não (exatamente) ofusca GTA 6
Para entender completamente os problemas do MindsEye, é preciso saber que, no lançamento, o título estava tão repleto de falhas que gerou situações absurdas. Primeiro, transmissões ao vivo patrocinadas foram canceladas de última hora, minutos antes de irem ao ar, devido ao estado do jogo. Além disso, ele chegou a ser disponibilizado para reembolso na PlayStation Store — medida semelhante à adotada com Cyberpunk 2077 em 2020, o que dá uma ideia da gravidade da situação.
O pior videogame de 2025 no PS5 e no Xbox oferece um “starter pack” gratuito, mas será que isso o salvará?
Infelizmente, a reação da equipe não foi das melhores: alguns executivos chegaram a afirmar que as críticas negativas partiam de pessoas pagas pela Rockstar para denegrir o jogo. No entanto, a equipe não abandonou o projeto e prometeu corrigi-lo após o lançamento, mesmo que isso atrase o cronograma original. Enquanto trabalham nos ajustes, o título oferece o ARCADIA, uma plataforma de conteúdo gerado por usuários, para manter os jogadores ocupados. Resta saber se isso será suficiente para convencê-los com esse Pacote Inicial.
Fonte: